Bases de dados utilizadas


Uma das atividades previstas no Observatório do Trabalho de São Paulo é a elaboração de indicadores e a espacialização de informações.
A seguir serão apresentadas informações sobre as bases de dados utilizadas na elaboração desses indicadores e no georreferenciamento - disponíveis na seção “Consultas” deste site.

Nome: Relação Anual de Informações Sociais

Descrição: A Rais é um Registro Administrativo, de periodicidade anual. Criada em 1975 com o objetivo suprir as necessidades de controle, de estatísticas e de informações das entidades governamentais da área social. É um instrumento indispensável à administração pública para a aplicação e o cumprimento de normas legais. Ao longo dos últimos anos, a elaboração de estatísticas a partir dos dados da Rais tornou-se fundamental para o entendimento do mercado de trabalho formal brasileiro.
A Rais é, na prática, um censo anual com o qual se pode aprofundar o conhecimento sobre as principais características do trabalho assalariado de celetistas e estatutários no país. Além disso, por meio dela, é possível inferir alguns aspectos da dinâmica econômica no nível local e até intramunicipal.

Fonte: Ministério da Economia
Ano-Base: 2011 a 2017

Nome: Programa Seguro-Desemprego

Descrição: O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo artigo 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal. Tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. As informações do seguro-desemprego podem ser analisadas de acordo com o local do estabelecimento onde o trabalhador estava registrado ou pelo local de moradia identificado no momento em que o cidadão foi requerer o benefício.

Fonte: Secretaria de Políticas Públicas de Emprego/Ministério da Economia
Ano-Base: 2012 a 2017

Nome: Intermediação de mão de obra

Descrição: Atividade desenvolvida pelo Ministério do Trabalho, hoje Ministério da Economia, por meio do Sistema Nacional de Emprego, com o objetivo de (re)colocar o trabalhador no mercado de trabalho. As informações acerca das exigências dos empregadores, ao disponibilizarem as vagas nos postos de atendimento, servem de base para orientar a ação de encaminhamento do trabalhador na busca do emprego, de forma a reduzir os custos de espera do trabalhador e do empregador.

Fonte: Ministério da Economia
Ano-Base: 2011 a 2017

Nome: Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária

Descrição: O Sistema Nacional de Informações de Economia Solidária (Sies) constitui-se em um mapeamento que busca identificar e organizar as informações sobre a Economia Solidária, isto é, empreendimentos de economia solidária e entidades de apoio e fomento em todo o Brasil. O Sies foi desenvolvido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), em parceria com o Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Fonte: Secretaria Nacional de Economia Solidária – Senaes
Ano-Base: mapeamento realizado entre 2009 e 2013

Nome: Censo Demográfico

Descrição: O Censo Demográfico revela as principais características demográficas e socioeconômicas da população brasileira nos municípios e em nos recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Ano-Base: 2010

Nome: Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED)

Descrição: A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) é um levantamento domiciliar contínuo mensal, realizado na Região Metropolitana de São Paulo a partir de 1984, por meio de convênio entre o DIEESE e a Fundação Seade. Posteriormente, a pesquisa foi levada para o Distrito Federal e outras regiões metropolitanas - Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza, constituindo o chamado Sistema PED. Recentemente, foi descontinuada nas regiões metropolitanas e hoje é realizada apenas no Distrito Federal.

Fonte: Fundação Seade/DIEESE
Ano-Base: 2011 ao primeiro semestre de 2019

Nome: Microempreendedor Individual (MEI)

Descrição: É a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário, tendo o registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ. Segundo a Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Fonte: Portal do Empreendedor
Ano-Base: acumulado de 2009 a 2014

Nome: Censo da Educação Superior

Descrição: O Censo da Educação Superior é de âmbito nacional e periodicidade anual. Foi criado com a finalidade de produzir informações sobre a educação superior no Brasil. A coleta tem por objetivo principal oferecer aos dirigentes das instituições, aos gestores das políticas educacionais, aos pesquisadores e à sociedade em geral, informações detalhadas sobre a situação atual e as grandes tendências do setor.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep
Ano-Base: 2010 a 2018

Nome: Censo Escolar

Descrição: O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, elaborar e acompanhar as políticas públicas.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep
Ano-Base: 2010 a 2018