Os observatórios no DIEESE


O mercado de trabalho brasileiro é marcado por altas taxas de desemprego, informalidade e baixos rendimentos. Para contribuir com soluções que ajudem a combater esses problemas, a partir de demandas do poder público e de outros atores sociais, o DIEESE desenvolveu um serviço que produz informações e análises para subsidiar a ação daqueles que participam da gestão das políticas públicas de emprego e renda. São os Observatórios, que pesquisam e avaliam a atividade econômica, as ocupações, o perfil do trabalhador, o rendimento e as condições de trabalho nos setores, regiões. A metodologia é baseada no diálogo social e na possibilidade de intervenção conjunta dos atores sociais.

Os Observatórios focam primeiro a condição de trabalho, a inserção ocupacional e a renda e, depois, situação do trabalho a partir da atividade e do desenvolvimento econômico.

As informações e o conhecimento produzidos permitem a compreensão dos problemas que impedem a inclusão social pela falta de trabalho Os Observatórios contribuem com a formulação de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, com informações, análises e propostas de ação em relação às questões econômicas locais/regionais. Também produzem dados que subsidiam o desenvolvimento de projetos capazes de incluir famílias pelo trabalho ou pela ampliação da renda.

Os Observatórios funcionam por meio de parcerias com estado, municípios e atores sociais do mundo do trabalho

As análises, estudos e informações produzidos subsidiam atores públicos e privados que formulam, executam ou acompanham políticas públicas de emprego e renda. É um serviço que contribui para identificar questões estratégicas para a formulação das políticas públicas. O DIEESE já manteve Observatórios com os governos do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Campinas (SP), de Curitiba (PR), Manaus (AM), Osasco (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Em várias localidades, foram desenvolvidos sistemas de georreferenciamento do mercado de trabalho e de políticas públicas de emprego, trabalho e renda, estudos sobre tendências, bancos de informações, pesquisas etc.